sábado, 26 de março de 2016

A matemática na Páscoa

“A MATEMÁTICA  DA PÁSCOA”

O matemático Johann Friederich Carl Gauss propôs um método para determinar as datas de Páscoa, cujas regras foram definidas no Concílio de Nicéia (325 d.C.). Conforme definido, a Páscoa deve ser celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia da Primavera (na Europa). Gauss desenvolveu uma regra prática para calcular a data da Páscoa no calendário gregoriano, a partir de 1583. Considere A como sendo o ano, e m e n dois números que variam ao longo do tempo de acordo com a seguinte tabela:
(A)Ano
Valores
1583-1699
m=22, n=2
1700-1799
m=23, n=3
1800-1899
m=23, n=4
1900-2099
m=24, n=5
2100-2199
m=24, n=6

Considere :
a o resto da divisão de A por 19
b o resto da divisão de A por 4
c o resto da divisão de A por 7
d resto da divisão de 19a+m por 30
e o resto da divisão de 2b+4c+6d+n por 7
Então a Páscoa será no dia 22+d+e de março ou d+e-9 de Abril
Atenção!
1. O dia 26 de abril deve ser sempre substituído por 19 de abril.
2. O dia 25 de abril deve ser substituído por 18 de abril se d=28, e = 6 e a >10




segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Resultados e ações desenvolvidas com os alunos em 2015

 COLÉGIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO


Atividade desenvolvidas com as alunas(os) do  1⁰  ano do curso de Formação Docente  
  •       Jogo Ramikabi
                   
                               Figura 1:    Pesquisa sobre o jogo



              figura 2:construção do jogo                      


Figura 3: interpretando as regras

Figura 5: Desenvolvendo o raciocínio lógico

  •  Jogo Torre de Hanoi - Função Exponencial
                  










Figura 6: raciocínio lógico




                                                         Figura 7: função exponecial
  • Geogebra: Geometria Dinâmica -9⁰  ano
Figura 8: função do 2 grau

    

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Conteúdo de Matemática - Processo Seletivo Seriado I – 2015(UEPG)


 Conteúdo de Matemática -1 ano

1 Teoria dos Conjuntos
 1.1 Subconjuntos; 1.2 Operações; 1.3 Diagramas.
 2 Sistemas de Coordenadas Cartesianas
2.1 Plano Cartesiano; 2.2 Intervalos.
 3 Funções
3.1 Domínio e imagem; 3.2 Gráficos; 3.3 Função crescente e decrescente; 3.4 Função composta e função inversa.
4 Função do 1 grau
4.1 Gráficos; 4.2 Sinais da função; 4.3 Inequação do 1o grau.
 5 Função do 2 grau
 5.1 Gráficos; 5.2 Zeros da função; 5.3 Ponto de máximo e ponto de mínimo; 5.4 Sinais da função; 5.5 Inequação do 2o grau.
6 Função Exponencial
6.1 Equação Exponencial; 6.2 Gráficos; 6.3 Domínio.
7 Função Logarítmica
7.1  Equação logarítmica; 7.2 Gráficos;7.3 Domínio;7.4 Propriedades.

 8 Progressão Aritmética e Progressão Geométrica.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Conhecendo o Matific


O Matific tem uma abordagem única para o ensino de matemática da Creche à 6ª série usando minijogos interativos e atividades práticas, chamados de episódios.Além disso,A abordagem Matific foi projetada para fornecer suporte ideal para os educadores transmitirem conceitos de matemática da forma mais eficaz e envolvente possível.
O Matific é uma ferramenta fantástica para ensinar matemática intuitivamente e apresentando as crianças ao pensamento científico.
(Prof. Aaron Ciechanover, Ganhador do Prêmio Nobel)
Visite o site:
https://www.matific.com/bra/pt-br/grades





quarta-feira, 25 de março de 2015

quarta-feira, 11 de março de 2015

Aos mestres do Paraná com carinho

Um momento de reflexão


Quais os fatores relacionados a matemática que geraram o movimento 
de  greve dos professores do Estado do Paraná?

domingo, 2 de novembro de 2014

Matemática no Curso de Publicidade


 CAIXA DE VINHO



            A embalagem de papel cartão é apenas uma réplica da embalagem que será comercializada. Ela é um prisma de base octogonal, possui 30 centímetros de altura, papel reciclado com detalhe colorido na parte interna da embalagem. Há uma abertura com um corte moderno na parte frontal, para que o rótulo da garrafa de vinho possa ser visualizado. Possui um cordão na parte externa que leva o selo de qualidade da marca. A embalagem possui uma forma geométrica pouco comum, o que a torna moderna e inovadora. O fato de a embalagem possuir um estilo rústico pelo papel reciclável ressalta a importância da sustentabilidade, tema muito discutido na atualidade. Pelo seu formato, acaba sendo mais evidente, por ocupar um maior espaço e ficando em evidência. Para construção da embalagem final, serão analisadas vantagens, desvantagens, melhorias e novas ideias para uma embalagem 100% utilizável, moderna e marcante.

( Embalagens criada pelas alunas Juliana Maria Lacerda D'Eleoterio  Carla de Melo Barbosa   - 4º ano do Curso de Publicidade -Colégio Estadual Senador Correia)
                

                                                                 PORTA BUGIGANGA 
    

          O porta bugigangas foi projetado para um público tanto feminino como masculino, pois tem vários modelos ,sua proposta inicial é ajudar na organização de objetos de pequeno porte facilitando a vida do consumidor.
         Em sua produção foi agregado dois materiais da mesma espessura, no caso uma madeira resistente, para dar origem ao produto. No acabamento foi utilizado um tipo de tinta específica e apropriada para madeira , assim evitando que com o tempo a tinta acabe desbotando , foi usado também carimbo e glitter para dar algo a mais para o produto.
        Ele tem a forma de um paralelepípedo com  16 cm de largura e comprimento, 8,5 cm de altura, vem com quatro divisórias cada uma contendo 5,5 cm de comprimento e 8 cm de largura. Essas divisórias possuem um corte arredondado que facilita na abertura dos compartimentos.
       O produto em si é de boa qualidade, foi elaborado com uma ótima resistência dando assim uma garantia ao consumidor.
(Embalagens criadas pelas alunas Thayna Pedroso  e Tatiana Galvão   - 4º ano do curso de Publicidade -Colégio Estadual Senador Correia)
                

terça-feira, 23 de setembro de 2014

DONALD NO PAIS DA MATEMÁGICA HD

Donald no País da Matemágica ("Donald in Mathmagic Land") é um curta de 27 minutos, foi lançados nos EUA em 26 de junho de 1959, foi dirigido por Hamilton Luske.