domingo, 13 de julho de 2014

Geometria X bola de futebol

Contextualizando o ensino da geometria:
as modificações da bola  de futebol



A bola de futebol inspirada no Icosaedro Truncado


"A Bola de futebol que  apareceu pela primeira vez na copa de 1970 foi inspirada em um conhecido poliedro convexo(descoberto por Arquimedes)formado por doze faces pentagonais e 20 faces hexagonais, todas regulares" (LIMA et al, 2004, p.239).Este poliedro  é uma modificação  Icosaedro (20 faces triangulares )passando para 12 faces pentagonais e 20 hexagonais recebendo o nome de Icosaedro Truncado.













                                      Icosaedro Truncado
                             Fonte:Poly Software de Geometria Espacial




Figura:Icosaedro


Construindo um Icosaedro truncado

Trabalho realizado com a turma do 4° ano do curso de Publicidade 
do Colégio Estadual Senador Correia, Ponta Grossa -Pr (prof. Eliana)













quinta-feira, 12 de junho de 2014

Bandeira do Brasil: Geometria e cidadania ao alcance de todos



MANEIRA CORRETA DE DESENHAR A BANDEIRA NACIONAL CONFORME A LEI FEDERAL



Desenho modular da Bandeira Nacional
Fonte: Luz (1999, p.110)


A Bandeira do Brasil foi adotada pelo Decreto n° 4 de 19 de novembro de 1889.Regulada pela Lei n° 5.700,  de 1° de setembro de 1971, alternada pela Lei n° 8.421, de 11 de maio de 1992.


domingo, 13 de abril de 2014

Aprendizagem com o uso das tecnologias

Por que  o professor precisa estar em formação continuada?

 

Pesquisas revelam que o aluno consegue aprender apenas 10% do que lê, 20% do que escuta, 30% do que vê, 70% do que discute e mais de 90% do que associa, interagindo com os conhecimentos, seja na relação com colegas, professores, seja a partir de objetos de aprendizagem (BRUNO NETO,2008). Assim, os recursos audiovisuais são os mais utilizados, porque recorrem para nossos sentidos de compreensão mais acentuada na aquisição de conhecimentos e apreensão de informações. As aulas tradicionais estão com seus “dias contados”. Os alunos necessitam de aulas diferenciadas, motivadoras e atrativas. A justificativa está nos avanços tecnológicos que invadem rapidamente os lares de nossos alunos.
Assim , é necessário conhecer as tecnologias e utilizá-las em sala de aula. Para tanto, o professor para fazer a diferença deverá estar constantemente se atualizando, realizando cursos voltado ao uso das TICs.
 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - "90 DE HISTÓRIA"

                                                     

                                                 Histórico


 Foi no relatório do Inspetor Geral do Ensino do Estado do Paraná, relativo ao ano de 1920 que pela primeira vez se fez referência à criação de uma “Escola Normal” na cidade de Ponta Grossa.

A Lei nº 2064 de 31/03/1921 oficializou o projeto de criação das escolas Normais de Ponta Grossa e Paranaguá.

O Decreto nº 135 de 12/02/1924 aprovou o Regulamento destinado a reger as Escolas Normais Primárias e a inauguração da Escola Normal de Ponta Grossa ocorreu a 27 /02/1924. O prédio, especialmente, construído para tal fim, localizava-se à Praça Barão do Rio Branco, onde atualmente se encontra o Colégio Estadual Regente Feijó. Compareceram à solenidade de inauguração o Dr. Caetano Munhoz da Rocha (Presidente do Estado), os senhores Alcides Munhoz (Secretário Geral do Estado), Cesar Prieto Martinez (Inspetor Geral do Estado), Dr. Moreira Garcez (Prefeito de Curitiba), Coronel Brasílio Ribas (Prefeito de Ponta Grossa), Coronel Vitor Batista (Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa), Dr. Joaquim Meneleu de Almeida Torres (Diretor do Estabelecimento), membros do corpo docente e discente da Escola e dos demais estabelecimentos de ensino da cidade.

A 10 de março de 1924, foram iniciadas as aulas da 1ª série da Escola Normal Primária, funcionando junto à mesma a escola de Aplicação, Escola Complementar e Jardim de Infância, cujas atividades iniciaram, respectivamente, a 11 de março, a 15 de março e a 5 de abril de 1924.

A 18/02/1933 pelo Decreto nº 459, a escola passou a denominar-se Escola Normal de Ponta Grossa ficando equiparada à Escola Normal de Curitiba. O mesmo decreto determinava nova duração para o curso normal: de 3 para 5 anos, sendo um curso geral de 3 anos e um especial de 2 anos.

O decreto governamental nº 6150 de 10/01/1938 determinou a fusão do Ginásio Regente Feijó ao curso ginasial da Escola Normal de Ponta Grossa. Entretanto, ambos continuaram funcionando em prédios separados: a Escola Normal no prédio da Praça Barão do Rio Branco e o Ginásio Regente Feijó à Rua Dr. Colares.

Pelo decreto nº 25021 de 26/08/1959, no governo de Moysés Lupion, foi doado um terreno de propriedade do Estado, situado "ao lado do campo do Guarani F. C., na Vila Braga", para edificação da Escola Normal modelo, na cidade de Ponta Grossa.

O decreto nº 11881 de 22/05/1963 transformou a Escola Normal de Grau Colegial em Instituto de Educação de Ponta Grossa. Em 21/03/1968, pelo Decreto nº 9306, a escola foi denominada Instituto Estadual de Educação "Professor César Prieto Martinez".

Em 1971 foi inaugurado o novo prédio para onde transferiu-se a escola à Rua Dr. Joaquim de Paula Xavier, nº 636, na Vila Estrela, onde funciona atualmente.

(fonte: Luporini, Teresa Jussara, org. De Escola normal a Instituto de educação: a trajetória de uma escola. Ponta Grossa: Imprensa Universitária/UEPG, 1994.p.ilust. Pág 99,100,101)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Oficina: A bandeira do Brasil numa perspectiva geometrica, social e artística


" A bandeira do Brasil numa perspectiva geométrica , social e artística"
Prof. Ms. Eliana Guimarães Szumski

Oficina :dia 13 de setembro (manhã ou tarde)
Material:
Compasso, transferidor, régua (30cm), papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, papel milimetrado, papel cartão tesoura e cola!
Faça sua inscrição pelo site:
1 Congresso de Educação em Ponta Grossa


sábado, 6 de julho de 2013

Confeccionando Embalagens


Confeccionando embalagens  "bonitas aos olhos do consumidor sob o ângulo da Geometria" 





Alunas do 4ºano A

Embalagem para presentes.


Caixinha para presentes.

Porta treco.

Vasinho de flor.

Porta lápis.

Pacote para presente.

Porta treco com divisória.

Porta Doce criativo.

Cofrinho.

Embalagem para presente.

Mariana e sua embalagem.

Porta treco.

Porta treco com divisória.

Embalagem de Garrafa Pet.

Jucéli e Monique e embalagem.

Carteira de mão, de caixa de leite.

Porta celular e seu carregador. Com embalagem de shampoo.
Trabalho realizado pelas alunas do 4ª Ano do Curso de Formação de Docente -
Instituto de Educação


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sugestão para a Educação Infantil

Visite o site do Cantinho da Educação Infantil

 
 
         Neste blog você encontrará atividades para Educação Infantil: coordenação motora, datas comemorativas, atividades com números, cores, corpo humano...atividades de ensino fundamental, atividades pedagógicas diversas, mensagens e frases legais, orientações para pais, projetos escolares, projetos pedagógicos, planos de aula, atividades de alfabetização, moldes e sugestões para artesanato e reciclagem, desenhos para colorir
 
moldes