Fonte:http://www.recadosonline.com/img-36964.html
quarta-feira, 6 de maio de 2015
quarta-feira, 25 de março de 2015
Rummikub - jogo
Para a formação docente (Instituto de Educação)um vídeo que ensina matemática através dos jogos
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/rummikub-431390.shtml
Rummikub online e multiplayer
://www.rummikub.com.br/
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/rummikub-431390.shtml
Rummikub online e multiplayer
://www.rummikub.com.br/
quarta-feira, 11 de março de 2015
Aos mestres do Paraná com carinho
Um momento de reflexão
Quais os fatores relacionados a matemática que geraram o movimento
de greve dos professores do Estado do Paraná?
domingo, 2 de novembro de 2014
Matemática no Curso de Publicidade
CAIXA DE VINHO
A
embalagem de papel cartão é apenas uma réplica da embalagem que será
comercializada. Ela é um prisma de base octogonal, possui 30 centímetros de
altura, papel reciclado com detalhe colorido na parte interna da embalagem. Há
uma abertura com um corte moderno na parte frontal, para que o rótulo da
garrafa de vinho possa ser visualizado. Possui um cordão na parte externa que
leva o selo de qualidade da marca. A embalagem possui uma forma geométrica
pouco comum, o que a torna moderna e inovadora. O fato de a embalagem possuir
um estilo rústico pelo papel reciclável ressalta a importância da
sustentabilidade, tema muito discutido na atualidade. Pelo seu formato, acaba
sendo mais evidente, por ocupar um maior espaço e ficando em evidência. Para
construção da embalagem final, serão analisadas vantagens, desvantagens,
melhorias e novas ideias para uma embalagem 100% utilizável, moderna e
marcante.
( Embalagens criada pelas alunas Juliana Maria Lacerda D'Eleoterio e Carla de Melo Barbosa - 4º ano do Curso de Publicidade -Colégio Estadual Senador Correia)
PORTA BUGIGANGA
O
porta bugigangas foi projetado para um público tanto feminino como masculino,
pois tem vários modelos ,sua proposta inicial é ajudar na organização de
objetos de pequeno porte facilitando a vida do consumidor.
Em
sua produção foi agregado dois materiais da mesma espessura, no caso uma
madeira resistente, para dar origem ao produto. No acabamento foi utilizado um
tipo de tinta específica e apropriada para madeira , assim evitando que com o
tempo a tinta acabe desbotando , foi usado também carimbo e glitter para dar
algo a mais para o produto.
Ele
tem a forma de um paralelepípedo com 16
cm de largura e comprimento, 8,5 cm de altura, vem com quatro divisórias cada
uma contendo 5,5 cm de comprimento e 8 cm de largura. Essas divisórias possuem
um corte arredondado que facilita na abertura dos compartimentos.
O
produto em si é de boa qualidade, foi elaborado com uma ótima resistência dando
assim uma garantia ao consumidor.
(Embalagens criadas pelas alunas Thayna Pedroso e Tatiana Galvão - 4º ano do curso de Publicidade -Colégio Estadual Senador Correia)
terça-feira, 23 de setembro de 2014
DONALD NO PAIS DA MATEMÁGICA HD
Donald no País da Matemágica
("Donald in Mathmagic Land") é um curta de 27 minutos, foi lançados nos EUA em 26 de junho de 1959, foi dirigido por
Hamilton Luske.
domingo, 14 de setembro de 2014
domingo, 24 de agosto de 2014
Recursos didáticos de Matemática
Matemática ao alcance de todos
Conteúdos produzidos no Paraná em uma parceria entre a
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI)
- Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), Universidade Federal do
Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Instituto de
Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC).
sábado, 23 de agosto de 2014
Videoaulas e exercícios personalizados
Khan Academy
O
Khan Academy permite que os alunos assistam videoaulas e resolvam exercícios
personalizados, oferecendo atividades adequadas a cada etapa do aprendizado.
https://pt.khanacademy.org/domingo, 13 de julho de 2014
Geometria X bola de futebol
Contextualizando o ensino da geometria:
as modificações da bola de futebol
A bola de futebol inspirada no Icosaedro Truncado
"A Bola de futebol que apareceu pela primeira vez na copa de 1970
foi inspirada em um conhecido poliedro convexo(descoberto por
Arquimedes)formado por doze faces pentagonais e 20 faces hexagonais, todas
regulares" (LIMA et al, 2004, p.239).Este poliedro é uma modificação Icosaedro (20 faces triangulares )passando para 12 faces pentagonais e 20 hexagonais recebendo o nome de Icosaedro Truncado.
Icosaedro Truncado
Figura:Icosaedro
Fonte:www.eba.ufrj.br
Construindo um Icosaedro truncado
Trabalho realizado com a turma do 4° ano do curso de Publicidade
do Colégio Estadual Senador Correia, Ponta Grossa -Pr (prof. Eliana)
do Colégio Estadual Senador Correia, Ponta Grossa -Pr (prof. Eliana)


quinta-feira, 12 de junho de 2014
Bandeira do Brasil: Geometria e cidadania ao alcance de todos
MANEIRA CORRETA DE DESENHAR A BANDEIRA NACIONAL CONFORME A LEI FEDERAL
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Maneira diferente de obter o resultado de uma multiplicação
domingo, 13 de abril de 2014
Aprendizagem com o uso das tecnologias
Por que o professor precisa estar em formação continuada?
Pesquisas revelam que o aluno consegue aprender
apenas 10% do que lê, 20% do que escuta, 30% do que vê, 70% do que discute e
mais de 90% do que associa, interagindo com os conhecimentos, seja na relação
com colegas, professores, seja a partir de objetos de aprendizagem (BRUNO
NETO,2008). Assim, os recursos audiovisuais são os mais utilizados, porque
recorrem para nossos sentidos de compreensão mais acentuada na aquisição de
conhecimentos e apreensão de informações. As
aulas tradicionais estão com seus “dias contados”. Os alunos necessitam de
aulas diferenciadas, motivadoras e atrativas. A justificativa está nos avanços
tecnológicos que invadem rapidamente os lares de nossos alunos.
Assim , é necessário
conhecer as tecnologias e utilizá-las em sala de aula. Para tanto, o professor
para fazer a diferença deverá estar constantemente se atualizando, realizando
cursos voltado ao uso das TICs.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - "90 DE HISTÓRIA"
Histórico
Foi no relatório do Inspetor Geral do Ensino do Estado do Paraná, relativo ao ano de 1920 que pela primeira vez se fez referência à criação de uma “Escola Normal” na cidade de Ponta Grossa.
A Lei nº 2064 de 31/03/1921 oficializou o projeto de criação das escolas Normais de Ponta Grossa e Paranaguá.
O Decreto nº 135 de 12/02/1924 aprovou o Regulamento destinado a reger as Escolas Normais Primárias e a inauguração da Escola Normal de Ponta Grossa ocorreu a 27 /02/1924. O prédio, especialmente, construído para tal fim, localizava-se à Praça Barão do Rio Branco, onde atualmente se encontra o Colégio Estadual Regente Feijó. Compareceram à solenidade de inauguração o Dr. Caetano Munhoz da Rocha (Presidente do Estado), os senhores Alcides Munhoz (Secretário Geral do Estado), Cesar Prieto Martinez (Inspetor Geral do Estado), Dr. Moreira Garcez (Prefeito de Curitiba), Coronel Brasílio Ribas (Prefeito de Ponta Grossa), Coronel Vitor Batista (Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa), Dr. Joaquim Meneleu de Almeida Torres (Diretor do Estabelecimento), membros do corpo docente e discente da Escola e dos demais estabelecimentos de ensino da cidade.
A 10 de março de 1924, foram iniciadas as aulas da 1ª série da Escola Normal Primária, funcionando junto à mesma a escola de Aplicação, Escola Complementar e Jardim de Infância, cujas atividades iniciaram, respectivamente, a 11 de março, a 15 de março e a 5 de abril de 1924.
A 18/02/1933 pelo Decreto nº 459, a escola passou a denominar-se Escola Normal de Ponta Grossa ficando equiparada à Escola Normal de Curitiba. O mesmo decreto determinava nova duração para o curso normal: de 3 para 5 anos, sendo um curso geral de 3 anos e um especial de 2 anos.
O decreto governamental nº 6150 de 10/01/1938 determinou a fusão do Ginásio Regente Feijó ao curso ginasial da Escola Normal de Ponta Grossa. Entretanto, ambos continuaram funcionando em prédios separados: a Escola Normal no prédio da Praça Barão do Rio Branco e o Ginásio Regente Feijó à Rua Dr. Colares.
Pelo decreto nº 25021 de 26/08/1959, no governo de Moysés Lupion, foi doado um terreno de propriedade do Estado, situado "ao lado do campo do Guarani F. C., na Vila Braga", para edificação da Escola Normal modelo, na cidade de Ponta Grossa.
O decreto nº 11881 de 22/05/1963 transformou a Escola Normal de Grau Colegial em Instituto de Educação de Ponta Grossa. Em 21/03/1968, pelo Decreto nº 9306, a escola foi denominada Instituto Estadual de Educação "Professor César Prieto Martinez".
Em 1971 foi inaugurado o novo prédio para onde transferiu-se a escola à Rua Dr. Joaquim de Paula Xavier, nº 636, na Vila Estrela, onde funciona atualmente.
(fonte: Luporini, Teresa Jussara, org. De Escola normal a Instituto de educação: a trajetória de uma escola. Ponta Grossa: Imprensa Universitária/UEPG, 1994.p.ilust. Pág 99,100,101)
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