quarta-feira, 10 de abril de 2013
A evolução das embalagens da Coca-Cola
http://noticias.vidrado.com/historia/a-evolucao-das-embalagens-da-coca-cola/
A criação do frasco de vidro, permitiu o início das embalagens de Coca-Cola
O início do envasamento deste gigante de refrigerantes, se deu em 1886 no quintal de um farmacêutico de Atlanta, Geórgia. Seu nome era John Pemberton, e foi ele quem fabricou esta mistura pela primeira vez. A Coca-Cola era vendida igual chopp de torneira, até 1894, quando o proprietário começou a primeira colocação da mistura em garrafas. Com a criação do frasco de vidro as embalagens de Coca-Cola davam início à sua evolução.
As primeiras alterações de embalagens não eram para venda, eram para proteção contra falsificações. Sentiu-se que as pessoas deveriam ser capazes de discernir o produto até no escuro. Qualquer um hoje, pode reconhecer uma garrafa de Coca-Cola a quinze metros de distância. Em 1977, finalmente, a Coca registrou o formato da garrafa e os nomes Coca-Cola e Coke. E nesse mesmo ano houve também o invento de garrafas de 2 litros. Foi em 1960 que começaram a usar latas de Coca-Cola, até então, as latas para bebidas, só haviam sido usados nas forças armadas.
Desde então, a Coca tem jogado com uma variedade de conceitos de embalagem para proteger a sua marca. De fato, em muitas aulas de publicidade um dos principais desafios é criar um novo conceito de refrigerante. Sempre reinventando seu tipo de embalagem eles estão procurando maneiras novas e mais ecológicas para empacotar seus produtos. Eles também introduzem garrafas e latas especiais para marcar datas e eventos especiais.
Grupo: Kathleen Laskos, Silvana Kohut,Janaíne Zamilian e Bruna Vidal
segunda-feira, 8 de abril de 2013
quarta-feira, 3 de abril de 2013
O QUE É O TANGRAM?
O Tangram é um jogo antigo que surgiu no Oriente e consiste em sete peças. É formado basicamente por uma base quadrada dividida em cinco triângulos de tamanhos diferentes, um pequeno quadrado e um paralelogramo. Seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.
O Tangram é um jogo antigo que surgiu no Oriente e consiste em sete peças. É formado basicamente por uma base quadrada dividida em cinco triângulos de tamanhos diferentes, um pequeno quadrado e um paralelogramo. Seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.
Não se sabe ao certo quem inventou e quando o Tangram foi inventado. Em chinês, é conhecido como Chi Chiao Tu, ou as Sete Peças Inteligentes. Hoje, o Tangram é utilizado por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemática, psicologia e, principalmente, na pedagogia. Apesar de passar uma simplicidade no manuseio, ele se revela um jogo de difícil resolução por exigir muito raciocínio lógico. Esse mistério é o que nos fascina no Tangram.
Grupo: Leticia Aparecida, Tuany Carvalho e Karina Leal
Grupo: Leticia Aparecida, Tuany Carvalho e Karina Leal
Nosso projeto de Páscoa...
Esta é a época do ano em que todos esperam ansiosos pela vinda dos chocolates, mas acabamos esquecendo que por trás dos doces, existe algo bem maior e significativo, a PÁSCOA! Nós do 4°FD-A resolvemos juntamente a professora Eliana elaborar um projeto de páscoa, que envolvesse duas coisas importantes. Aliamos então, o conteúdo escolar que estamos estudando: a geometria nas embalagens e a páscoa.
Construímos uma cestinha simples, a qual nós mesmas confeccionamos, observamos quais eram as formas geométricas encontradas na cesta e calculamos as áreas. Partimos com o projeto para o ambiente externo, nossa missão foi encontrar alguém que trabalhasse com a reciclagem das embalagens e entregar a este, uma lembrança de páscoa.
Estávamos andando pelo centro, quando avistamos este senhor. Imediatamente decidimos entregar a ele a cestinha que continha alguns doces, ficamos receosas quanto a reação que ele teria, "Será que aceita conversar conosco? Será que aceita nossa cestinha?" eram algumas de nossas dúvidas. Porém, fomos surpreendidas pela sua simpatia e alegria, foi inexplicável a sensação de ver a tremenda alegria naquele homem por ser simplesmente lembrado na Páscoa. Ele até quis nos pagar pela cestinha e achou uma "gracinha" como ele mesmo disse, nós construirmos o presente dele de páscoa.
Pudemos perceber que a matemática está aliada a inúmeros fatos do nosso cotidiano e que não precisamos de muito para fazermos a alegria de alguém e principalmente reconhecê-lo!
Grupo: Leticia Aparecida, Karina Leal e Tuany Carvalho
segunda-feira, 25 de março de 2013
TRABALHO COM A EMBALAGEM

Obrigada!
Realizado por Monique Jenifer Ressetti. Sou aluna do 4ºano de Formação de Docentes "A"
quinta-feira, 21 de março de 2013
Mensagem ao mestre
Se parássemos pra pensar o quanto vale um professor nós daríamos bem mais valor á essa profissão de ensinar.
Pois independente de seu salário nos ensina com muita dedicação ajudando toda nossa população com esse seu trabalho diário.
E não haveria nenhum doutor se no início de sua carreira não tivesse tido uma carteira e principalmente um professor.
A esse grande profissional demonstro a minha gratidão reconhecendo que sua profissão é importante e fundamental.
Pois independente de seu salário nos ensina com muita dedicação ajudando toda nossa população com esse seu trabalho diário.
E não haveria nenhum doutor se no início de sua carreira não tivesse tido uma carteira e principalmente um professor.
A esse grande profissional demonstro a minha gratidão reconhecendo que sua profissão é importante e fundamental.
terça-feira, 12 de março de 2013
Poesia de matemática
Poesia
Matemática
Às folhas tantas
do livro matemático
um Quociente apaixonou-se
um dia doidamente
por uma Incógnita.
Olhou-a
com seu olhar inumerável
e viu-a do ápice à baseuma figura ímpar; olhos rombóides,
e viu-a do ápice à baseuma figura ímpar; olhos rombóides,
boca trapezóide, corpo retangular, seios esferóides.
Fez de
sua uma vida paralela à dela
até que se encontraram no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele
em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
até que se encontraram no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele
em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode
me chamar de Hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde
a almas irmãs) primos entre si.
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde
a almas irmãs) primos entre si.
E assim
se amaramao quadrado da velocidade da luz numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão retas,
curvas, círculos e linhas sinoidais nos jardins da quarta dimensão.
Escandalizaram
os ortodoxos das fórmulas euclidiana e os exegetas do Universo Finito.
Romperam
convenções newtonianas e pitagóricas.
E enfim
resolveram se casar
constituir um lar,
mais que um lar,
um perpendicular.
constituir um lar,
mais que um lar,
um perpendicular.
Convidaram
para padrinhos
o Poliedro e a Bissetriz.
o Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram
planos, equações e diagramas para o futuro sonhando com uma felicidade
integral e diferencial.
E se
casaram e tiveram uma secante e três cones
muito engraçadinhos.
E foram felizes até aquele dia
em que tudo vira afinal monotonia.
muito engraçadinhos.
E foram felizes até aquele dia
em que tudo vira afinal monotonia.
Foi então que surgiu O Máximo Divisor Comum freqüentador de círculos concêntricos,
viciosos.
Ofereceu-lhe,
a ela,
uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
Ele,
Quociente, percebeu
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
Era o
triângulo,
tanto chamado amoroso.
tanto chamado amoroso.
Desse
problema ela era uma fração,
a mais ordinária.
a mais ordinária.
Mas foi
então que Einstein descobriu a Relatividade e tudo que era espúrio passou a ser
moralidade como aliás em qualquer
sociedade.
moralidade como aliás em qualquer
sociedade.
Millôr Fernandes
segunda-feira, 11 de março de 2013
MENSAGEM
PESSOAS SÃO MÚSICAS
Você já percebeu?
Elas entram na vida da gente e deixam sinais.
Como a sonoridade do vento ao final da tarde.
Como os acordes de guitarras e metais
presentes em cada clarão da manhã.
Olhe a pessoa que está ao seu lado
e você vai descobrir, olhando fundo,
que há uma melodia brilhando no disco do olhar.
Procure escutar.
Pessoas foram compostas para serem ouvidas,
sentidas, interpretadas.
Para tocarem nossas vidas com a mesma força
do instante em que foram criadas,
para tocarem suas vidas
com toda essa magia de serem melodias.
E de poderem alçar todos os vôos,
de poderem tocar com todas as notas,
de poderem cumprir, afinal, todo o sentido
que a elas foi dado pelo COMPOSITOR.
Pessoas são como você que tenho o
prazer de conhecer.
Pessoas são música como você
que terei o prazer de continuar ouvindo.
Pessoas tem que fazer o sucesso que merecem.
Mesmo que não estejam nas paradas.
Mesmo que não toquem no rádio.
Mais que toquem no coração.
terça-feira, 5 de março de 2013
Plano curricular 9° ANO DO FUNDAMENTAL
9° ANO DO FUNDAMENTAL
1°BIMESTRE
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Conteúdos específicos
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Expectativas
de Aprendizagem
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Expoentes
fracionários
Potência de expoente fracionário como
radical
propriedades para simplificação;
Extração de raiz usando fatoração;
Equação do 2º grau nas formas completa e
incompleta e
seus elementos;
Raízes de uma equação do 2º grau e seus
processos;
Problemas em linguagem gráfica e algébrica;
Equações irracionais;
Equações biquadradas;
|
Opere com expoentes fracionários;
Identifique a potência de expoente fracionário como um radical e
aplique as
propriedades para a sua simplificação;
Extraia uma raiz usando fatoração;
Identifique uma equação do 2º grau na forma completa e
incompleta,
reconhecendo seus
elementos;
Determine as raízes de uma equação do 2º grau utilizando
diferentes
processos;
Interprete problemas em linguagem gráfica e algébrica;
Identifique e resolva equações irracionais;
Resolva equações biquadradas através das equações do 2º grau;
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2°BIMESTRE
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Dependência
entre variáveis;
Função Afim;
Gráficos com tabelas e as
funções;
Função
quadrática;
Análise
gráfica de funções afins e quadráticas
|
Expresse a dependência de uma variável em relação à outra;
Reconheça uma função afim e sua representação gráfica, inclusive
sua declividade
em relação ao sinal da
função;
Relacione gráficos com tabelas que descrevem uma função;
Reconheça a função quadrática e sua representação gráfica e
associe a
concavidade da parábola em relação ao sinal da função;
Analise graficamente as funções afins;
Analise graficamente as funções quadráticas.
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3°BIMESTRE
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Relações métricas
no triângulo retângulo;
Teorema de
Pitágoras;
Polígonos
semelhantes;
Situações
problemas com semelhança de triângulos;
Critérios de
semelhança dos triângulos;
Teorema de Tales em situações
problemas;
Superfície e
volume de poliedros;
|
Conheça e aplique as relações métricas e trigonométricas no
triângulo retângulo;
Utilize o Teorema de Pitágoras na determinação das medidas dos
lados de um
triângulo retângulo;
Compreenda o conceito de semelhança
e congruência de figuras;
Compreenda e aplique o Teorema de Tales na
solução de situações-problema;
Compreenda os conceitos de volume e
capacidade;
Calcule volume e capacidade de prismas; Resolva situações-problema envolvendo
cálculo de volume e capacidade de prismas;
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4°BIMESTRE
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Compreenda e
aplique a regra de três composta;
Situações
problema que envolva o raciocínio
combinatório,
contagens aplicando o princípio
multiplicativo;
Espaço
amostral aleatório;
Chances
de um evento;
|
Resolva situações-problema envolvendo regra de três
composta.
Compreenda o princípio fundamental da contagem e resolva
situações-problema.
Reconheça variáveis estatísticas e compreenda a
distribuição de frequência.
Resolva situações-problema envolvendo o cálculo das
chances de ocorrência de um
evento. Resolva situações-problema envolvendo cálculos de
juro composto
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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
CONTEÚDO CURRICULAR PARA 4 ANO FORMAÇÃO DOCENTE -IE
1º BIMESTRE
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CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: Geometria
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Conteúdos
Básicos
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Conteúdos
Específicos
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Expectativas
de aprendizagem
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1- Geometria
plana
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a) Semelhança
b)
Teorema de
Tales
c)
Relações
métricas no triângulo retângulo
d) Relações métricas na circunferência.
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·
Conhecer as relações
métricas no triângulo retângulo
|
2-
Áreas das figuras
geométricas
|
a) Medida de uma superfície ou área
b)
Área da região
retangular
c)
Área da região
quadrada
d)
Área da região
limitada por um paralelogramo
e)
Área da região
triangular
f)
Área da região
limitada por um trapézio
g)
Área da região
limitada por um polígono regular
h)
Área do círculo
|
·
Calcular as áreas das figuras planas
|
2º BIMESTRE
CONTEÚDOS
ESTRUTURANTES:Geometria
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3- Sólidos
geométricos
|
a) Sólidos geométricos
b)
Poliedro
c)
Poliedros
regulares
d)
Relação de
Euler
|
· Conhecer os sólidos geométricos
|
4- Estudo do prisma
|
a) Definição
b)
Área da
superfície de um prisma
c)
Volume de um
prisma
d)
Paralelepípedo
retângulo e cubo
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·
Conhecer os elementos
do prisma
·
Calcular a área e o
volume
|
3º BIMESTRE
CONTEÚDOS
ESTRUTURANTES:Geometria
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5- Estudo da pirâmide
|
a) Definição
b)
Pirâmide reta e
pirâmide regular
c)
Volume de uma
pirâmide
d)
Tronco de
pirâmide regular (bases paralelas)
|
·
Conhecer os elementos
da pirâmide
·
Calcular a área e o
volume
|
6-
Estudo
do cilindro
|
a) Definição
b)
Áreas e volume
de um cilindro
|
·
Conhecer os elementos do
cilindro
·
Calcular a área e o
volume
|
4º BIMESTRE
CONTEÚDOS
ESTRUTURANTES:Geometria
|
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7-
Estudo do cone
|
a) Definição
b)
Áreas e volume
do cone circular reto
c)
Tronco de cone
circular reto de bases paralelas
|
·
Conhecer os elementos do
cone
·
Calcular a área e o volume
|
8-
Estudo da esfera
|
a) Superfície esférica e esfera
b)
Área da
superfície esférica
c)
Volume da
esfera
|
·
Conhecer os elementos da
esfera
· Calcular a área e o volume
|
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
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