sexta-feira, 14 de abril de 2017

MATEMÁTICA FINANCEIRA EM SINTONIA COM A PÁSCOA


“Educar o consumidor é educar o cidadão, e a escola tem a função
 histórica e social nesta direção”. (ARAÚJO, 2009, p. 145).


 Este projeto visou contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento e consumo consciente aos alunos do 6⁰ Ano do ensino integral  do Colégio Estadual Senador Correia na disciplina " VIVÊNCIAS EM MATEMÁTICA FINANCEIRA".

1⁰  Passo 

Disponibilizar aos alunos encartes de vários supermercados para  analisar e comparar os preços dos chocolates, suas respectivas massas e depois fazer um mural .

Mural informativo
 2⁰  Passo 


·         Confeccionar uma embalagem sustentável (menor custo) para a Páscoa.




       



















segunda-feira, 3 de abril de 2017

Jogando e ( Aprendendo)²

Produção Técnica - 9º Ano-2017

 

Formas diferentes de aprender e fixar o conteúdo  através dos jogos.

1º momento: confecção do jogo

-estabelecer as regras do jogo;

- qual o material utilizado para sua confecção

- tamanho do tabuleiro 

2º momento: relatório sobre o trabalho

PRODUÇÃO TÉCNICA

  • Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez

 

 Jogo da Matemática(Lucas e Henrique)



Adicionar legenda


Jogo do Craque(Samuel,Antônio, Erick,Elieser,Yasmin,Izamara)
Jogo da Virada(Eloisa, Leziany,Alyne ,Eduarda A., Vanessa)
Corrida da Matemática (Eduarda,Maria Letícia,Maina e Daniele)

Jogo dos quadrados( Maria Vitória, Brenda,Mylenna)
Corrida do Castelo( Raíssa,Gabrielly e Mariane)

Jogo 'Olha o Dado" (Marcelo, Luan, Matheus)
Jogo da Matemática(Karla e Flávia)



Liga das contas(Emanuel, Emanoel,Daniel,André e Matheus)
                                         
Estrada da Matemática( Nicolas, Nayara, Evelyn,)
9 Batalha do tabuleiro( Raphaela,Keren, Thalissa, Aline, Kethleen,Lorena)
Ireneu Você não sabe nem eu( Ana, Chrislaine Raissa)

Professora Eliana e alunos do 9 A
Refeitório do  colégio :explorando e aprendendo com o jogo


  • COLÉGIO ESTADUAL SENADOR CORREIA


Circuito do Aprendizado(Carla, Jonathan, Debora, Felipe,Paloma)






 Não fique zangado! (Anna e Fernanda Meira)



Não fique zangado! (Anna e Fernanda Meira)


  

_ Velozes + Furiosos( Bianca, Letícia, Eloysa, Rafael, Carlos)
Salve Juzscrietan( Vinícius, Mariliz, Alvelina) 
         


Calculando em Saturno( Lorena, Erika, Jennifer, André, Gabrieli)



Matemática em ação( Felipe, Bruna, Vitória, Nicole, Emili, Rossele)



 Thaís, Ariadne, Antonio 





Matemática com a Barbie(Adrian, Eduardo, Alana, Michael)












quarta-feira, 15 de março de 2017

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Geometria e musica


" A matemática é a música que muitos não entendem  o ritmo".
(Eliana G. Szumski)


Compartilhando a pesquisa sobre musica e sua relação com a geometria de  Firmino Filho disponível em: https://prezi.com/j7aeybwl_pcy/a-geometria-nos-instrumentos-musicais/

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Atividade extracurricular



Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez-9 Ano(A e B)


Shisima- Jogo de origem Africana

Para lembrar O Dia da Consciência Negra foi confeccionado com os alunos o jogo de origem africana (Quênia)chamado SHISIMA ,jogo de três alinhado. Nesta atividade foi possível explorar conceitos de geometria com a construção do octógono, polígono de oito lados.Para esta atividade utilizou-se de compasso, régua , papelão,canetinha, tesoura. A palavra Shisima quer dizer "extensão de água". As peças são chamadas de pulgas- d"água .O objetivo do jogo :colocar três peças em linha reta. Veja as os resultados desta atividade:







quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Resultados das atividades desenvolvidas no primeiro semestre-2016

COLÉGIO ESTADUAL SENADOR CORREIA


  • 9 Ano do Ensino Fundamental
Cálculo do índice de massa corpórea(IMC) com a utilização do estadiômetro.






Nesta atividade observou-se que a maioria dos alunos estava com o índice de massa corpórea normal. Além disso, aprenderam a importância  de ter uma alimentação mais saudável.

sábado, 26 de março de 2016

A matemática na Páscoa

“A MATEMÁTICA  DA PÁSCOA”

O matemático Johann Friederich Carl Gauss propôs um método para determinar as datas de Páscoa, cujas regras foram definidas no Concílio de Nicéia (325 d.C.). Conforme definido, a Páscoa deve ser celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia da Primavera (na Europa). Gauss desenvolveu uma regra prática para calcular a data da Páscoa no calendário gregoriano, a partir de 1583. Considere A como sendo o ano, e m e n dois números que variam ao longo do tempo de acordo com a seguinte tabela:
(A)Ano
Valores
1583-1699
m=22, n=2
1700-1799
m=23, n=3
1800-1899
m=23, n=4
1900-2099
m=24, n=5
2100-2199
m=24, n=6

Considere :
a o resto da divisão de A por 19
b o resto da divisão de A por 4
c o resto da divisão de A por 7
d resto da divisão de 19a+m por 30
e o resto da divisão de 2b+4c+6d+n por 7
Então a Páscoa será no dia 22+d+e de março ou d+e-9 de Abril
Atenção!
1. O dia 26 de abril deve ser sempre substituído por 19 de abril.
2. O dia 25 de abril deve ser substituído por 18 de abril se d=28, e = 6 e a >10