Vídeo sobre o jogo:
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
sexta-feira, 14 de abril de 2017
MATEMÁTICA FINANCEIRA EM SINTONIA COM A PÁSCOA
“Educar o consumidor é educar o cidadão, e a escola tem a função
histórica e social nesta direção”. (ARAÚJO, 2009, p. 145).
Este projeto visou contribuir para o desenvolvimento da cultura de
planejamento e consumo consciente aos alunos do 6⁰ Ano do ensino integral do Colégio Estadual Senador Correia na disciplina " VIVÊNCIAS EM MATEMÁTICA FINANCEIRA".
1⁰ Passo
Disponibilizar aos alunos encartes de vários supermercados para analisar e comparar os preços dos chocolates, suas respectivas massas e depois fazer um mural .
![]() |
Mural informativo |
·
Confeccionar
uma embalagem sustentável (menor custo) para a Páscoa.
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Jogando e ( Aprendendo)²
Produção Técnica - 9º Ano-2017
Formas diferentes de aprender e fixar o conteúdo através dos jogos.
1º momento: confecção do jogo
-estabelecer as regras do jogo;
- qual o material utilizado para sua confecção
- tamanho do tabuleiro
2º momento: relatório sobre o trabalho
PRODUÇÃO TÉCNICA
- Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez
![]() | ||||
Jogo da Matemática(Lucas e Henrique) |
![]() |
Adicionar legenda |
![]() |
Jogo do Craque(Samuel,Antônio, Erick,Elieser,Yasmin,Izamara) |
![]() |
Jogo da Virada(Eloisa, Leziany,Alyne ,Eduarda A., Vanessa) |
![]() |
Corrida da Matemática (Eduarda,Maria Letícia,Maina e Daniele) |
![]() |
Jogo dos quadrados( Maria Vitória, Brenda,Mylenna) |
![]() |
Corrida do Castelo( Raíssa,Gabrielly e Mariane) |
![]() |
Jogo 'Olha o Dado" (Marcelo, Luan, Matheus) |
![]() |
Jogo da Matemática(Karla e Flávia) |
![]() |
Liga das contas(Emanuel, Emanoel,Daniel,André e Matheus) |
![]() |
Estrada da Matemática( Nicolas, Nayara, Evelyn,) |
![]() |
9 Batalha do tabuleiro( Raphaela,Keren, Thalissa, Aline, Kethleen,Lorena) |
![]() |
Ireneu Você não sabe nem eu( Ana, Chrislaine Raissa) |
![]() |
Professora Eliana e alunos do 9 A Refeitório do colégio :explorando e aprendendo com o jogo |
- COLÉGIO ESTADUAL SENADOR CORREIA

Circuito do Aprendizado(Carla, Jonathan, Debora, Felipe,Paloma)

![]() |
_ Velozes + Furiosos( Bianca, Letícia, Eloysa, Rafael, Carlos) |
![]() |
Salve Juzscrietan( Vinícius, Mariliz, Alvelina) |
![]() |
Calculando em Saturno( Lorena, Erika, Jennifer, André, Gabrieli) |
![]() |
Matemática em ação( Felipe, Bruna, Vitória, Nicole, Emili, Rossele) |
![]() |
Thaís, Ariadne, Antonio |
![]() |
Matemática com a Barbie(Adrian, Eduardo, Alana, Michael) |
quarta-feira, 15 de março de 2017
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Geometria e musica
" A matemática é a música que muitos não entendem o ritmo".
(Eliana G. Szumski)
Compartilhando a pesquisa sobre musica e sua relação com a geometria de Firmino Filho disponível em: https://prezi.com/j7aeybwl_pcy/a-geometria-nos-instrumentos-musicais/
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Atividade extracurricular
Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez-9 Ano(A e B)
Shisima- Jogo de origem Africana
Para lembrar O Dia da Consciência Negra foi confeccionado com os alunos o jogo de origem africana (Quênia)chamado SHISIMA ,jogo de três alinhado. Nesta atividade foi possível explorar conceitos de geometria com a construção do octógono, polígono de oito lados.Para esta atividade utilizou-se de compasso, régua , papelão,canetinha, tesoura. A palavra Shisima quer dizer "extensão de água". As peças são chamadas de pulgas- d"água .O objetivo do jogo :colocar três peças em linha reta. Veja as os resultados desta atividade:
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Resultados das atividades desenvolvidas no primeiro semestre-2016
COLÉGIO ESTADUAL SENADOR CORREIA
- 9 Ano do Ensino Fundamental
Cálculo do índice de massa corpórea(IMC) com a utilização do estadiômetro.
Nesta atividade observou-se que a maioria dos alunos estava com o índice de massa corpórea normal. Além disso, aprenderam a importância de ter uma alimentação mais saudável.
sexta-feira, 13 de maio de 2016
quarta-feira, 11 de maio de 2016
A geometria presente nas etiquetas de roupas
Conhecendo o significado dos símbolos das etiquetas de roupas
Para saber mais sobre os símbolos:
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Olimpíada 2016 e embalagens
RIO- 2016 :embalagem e sustentabilidade
http://www.rio2016.com/sustentabilidade/wp-content/uploads/2016/02/Rio-2016-Guia-de-Sustentabilidade-para-Embalagens.pdf
sábado, 26 de março de 2016
A matemática na Páscoa
“A MATEMÁTICA DA PÁSCOA”
O matemático Johann Friederich Carl Gauss propôs um método para determinar as datas de Páscoa, cujas regras foram definidas no Concílio de Nicéia (325 d.C.). Conforme definido, a Páscoa deve ser celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia da Primavera (na Europa). Gauss desenvolveu uma regra prática para calcular a data da Páscoa no calendário gregoriano, a partir de 1583. Considere A como sendo o ano, e m e n dois números que variam ao longo do tempo de acordo com a seguinte tabela:
| |
(A)Ano
|
Valores
|
1583-1699
|
m=22, n=2
|
1700-1799
|
m=23, n=3
|
1800-1899
|
m=23, n=4
|
1900-2099
|
m=24, n=5
|
2100-2199
|
m=24, n=6
|
Considere :
a o resto da divisão de A por 19
b o resto da divisão de A por 4
c o resto da divisão de A por 7
d resto da divisão de 19a+m por 30
e o resto da divisão de 2b+4c+6d+n por 7
b o resto da divisão de A por 4
c o resto da divisão de A por 7
d resto da divisão de 19a+m por 30
e o resto da divisão de 2b+4c+6d+n por 7
Então a Páscoa será no dia 22+d+e de março ou d+e-9 de Abril
Atenção!
1. O dia 26 de abril deve ser sempre substituído por 19 de abril.
2. O dia 25 de abril deve ser substituído por 18 de abril se d=28, e = 6 e a >10
|
sexta-feira, 11 de março de 2016
terça-feira, 8 de março de 2016
GEOMETRIA E CIDADANIA:A BANDEIRA NACIONAL NA MEDIDA CERTA
REPORTAGEM PARANÁ TV -PONTA GROSSA
BANDEIRA NACIONAL (19 DE NOVEMBRO)
Assinar:
Postagens (Atom)