domingo, 13 de abril de 2014

Aprendizagem com o uso das tecnologias

Por que  o professor precisa estar em formação continuada?

 

Pesquisas revelam que o aluno consegue aprender apenas 10% do que lê, 20% do que escuta, 30% do que vê, 70% do que discute e mais de 90% do que associa, interagindo com os conhecimentos, seja na relação com colegas, professores, seja a partir de objetos de aprendizagem (BRUNO NETO,2008). Assim, os recursos audiovisuais são os mais utilizados, porque recorrem para nossos sentidos de compreensão mais acentuada na aquisição de conhecimentos e apreensão de informações. As aulas tradicionais estão com seus “dias contados”. Os alunos necessitam de aulas diferenciadas, motivadoras e atrativas. A justificativa está nos avanços tecnológicos que invadem rapidamente os lares de nossos alunos.
Assim , é necessário conhecer as tecnologias e utilizá-las em sala de aula. Para tanto, o professor para fazer a diferença deverá estar constantemente se atualizando, realizando cursos voltado ao uso das TICs.
 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - "90 DE HISTÓRIA"

                                                     

                                                 Histórico


 Foi no relatório do Inspetor Geral do Ensino do Estado do Paraná, relativo ao ano de 1920 que pela primeira vez se fez referência à criação de uma “Escola Normal” na cidade de Ponta Grossa.

A Lei nº 2064 de 31/03/1921 oficializou o projeto de criação das escolas Normais de Ponta Grossa e Paranaguá.

O Decreto nº 135 de 12/02/1924 aprovou o Regulamento destinado a reger as Escolas Normais Primárias e a inauguração da Escola Normal de Ponta Grossa ocorreu a 27 /02/1924. O prédio, especialmente, construído para tal fim, localizava-se à Praça Barão do Rio Branco, onde atualmente se encontra o Colégio Estadual Regente Feijó. Compareceram à solenidade de inauguração o Dr. Caetano Munhoz da Rocha (Presidente do Estado), os senhores Alcides Munhoz (Secretário Geral do Estado), Cesar Prieto Martinez (Inspetor Geral do Estado), Dr. Moreira Garcez (Prefeito de Curitiba), Coronel Brasílio Ribas (Prefeito de Ponta Grossa), Coronel Vitor Batista (Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa), Dr. Joaquim Meneleu de Almeida Torres (Diretor do Estabelecimento), membros do corpo docente e discente da Escola e dos demais estabelecimentos de ensino da cidade.

A 10 de março de 1924, foram iniciadas as aulas da 1ª série da Escola Normal Primária, funcionando junto à mesma a escola de Aplicação, Escola Complementar e Jardim de Infância, cujas atividades iniciaram, respectivamente, a 11 de março, a 15 de março e a 5 de abril de 1924.

A 18/02/1933 pelo Decreto nº 459, a escola passou a denominar-se Escola Normal de Ponta Grossa ficando equiparada à Escola Normal de Curitiba. O mesmo decreto determinava nova duração para o curso normal: de 3 para 5 anos, sendo um curso geral de 3 anos e um especial de 2 anos.

O decreto governamental nº 6150 de 10/01/1938 determinou a fusão do Ginásio Regente Feijó ao curso ginasial da Escola Normal de Ponta Grossa. Entretanto, ambos continuaram funcionando em prédios separados: a Escola Normal no prédio da Praça Barão do Rio Branco e o Ginásio Regente Feijó à Rua Dr. Colares.

Pelo decreto nº 25021 de 26/08/1959, no governo de Moysés Lupion, foi doado um terreno de propriedade do Estado, situado "ao lado do campo do Guarani F. C., na Vila Braga", para edificação da Escola Normal modelo, na cidade de Ponta Grossa.

O decreto nº 11881 de 22/05/1963 transformou a Escola Normal de Grau Colegial em Instituto de Educação de Ponta Grossa. Em 21/03/1968, pelo Decreto nº 9306, a escola foi denominada Instituto Estadual de Educação "Professor César Prieto Martinez".

Em 1971 foi inaugurado o novo prédio para onde transferiu-se a escola à Rua Dr. Joaquim de Paula Xavier, nº 636, na Vila Estrela, onde funciona atualmente.

(fonte: Luporini, Teresa Jussara, org. De Escola normal a Instituto de educação: a trajetória de uma escola. Ponta Grossa: Imprensa Universitária/UEPG, 1994.p.ilust. Pág 99,100,101)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Oficina: A bandeira do Brasil numa perspectiva geometrica, social e artística


" A bandeira do Brasil numa perspectiva geométrica , social e artística"
Prof. Ms. Eliana Guimarães Szumski

Oficina :dia 13 de setembro (manhã ou tarde)
Material:
Compasso, transferidor, régua (30cm), papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, papel milimetrado, papel cartão tesoura e cola!
Faça sua inscrição pelo site:
1 Congresso de Educação em Ponta Grossa


sábado, 6 de julho de 2013

Confeccionando Embalagens


Confeccionando embalagens  "bonitas aos olhos do consumidor sob o ângulo da Geometria" 





Alunas do 4ºano A

Embalagem para presentes.


Caixinha para presentes.

Porta treco.

Vasinho de flor.

Porta lápis.

Pacote para presente.

Porta treco com divisória.

Porta Doce criativo.

Cofrinho.

Embalagem para presente.

Mariana e sua embalagem.

Porta treco.

Porta treco com divisória.

Embalagem de Garrafa Pet.

Jucéli e Monique e embalagem.

Carteira de mão, de caixa de leite.

Porta celular e seu carregador. Com embalagem de shampoo.
Trabalho realizado pelas alunas do 4ª Ano do Curso de Formação de Docente -
Instituto de Educação


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sugestão para a Educação Infantil

Visite o site do Cantinho da Educação Infantil

 
 
         Neste blog você encontrará atividades para Educação Infantil: coordenação motora, datas comemorativas, atividades com números, cores, corpo humano...atividades de ensino fundamental, atividades pedagógicas diversas, mensagens e frases legais, orientações para pais, projetos escolares, projetos pedagógicos, planos de aula, atividades de alfabetização, moldes e sugestões para artesanato e reciclagem, desenhos para colorir
 
moldes





domingo, 9 de junho de 2013

Geometria dinâmica-software Poly

Poly 1.12

Este software  apresenta uma geometria dinâmica ,  faz planificações de sólidos geométricos e animações.  Acesse o link http://www.peda.com/download

Clique em  Windows


domingo, 2 de junho de 2013

A geometria na formação docente: contextualizando e construindo saberes


Como dinamizar ações e resultados nas aulas de Matemática?

           A tecnologia  a cada dia traz novidades e artefatos que facilitam as vidas das pessoas. Na escola não é diferente, nossos alunos estão mais "conectados", com o uso de  celulares, tabletes, notebook, rede sociais, etc. Diante deste cenário, como aliar tecnologia e aprendizagem em sala de aula?  
           Um caminho para dinamizar ações e resultados por meio da tecnologia  promovendo um novo olhar metodológico no ambiente escolar é a utilização do blog. Assim, este blog "Eliana e a matemática do dia" tem como função principal a produção de conhecimento. Para planificar este novo olhar metodológico criou-se um espaço colaborativo por meio do blog, com as alunas  do 4ª ano do Curso de Formação Docente do Colégio Estadual Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, Ponta Grossa- Pr., com o Projeto de intervenção Pedagógica A geometria na formação docente: contextualizando e construindo saberes, como cumprimento das atividades previstas no Plano Integral de Formação Continuada -2012 do Programa Educacional - PDE. O blog  é uma das ações da implementação do projeto  iniciado no primeiro semestre de 2013. Este espaço colaborativo  pela participação das alunas iniciou em 21 de março de 2013  e terminou no dia 25 de maio de 2013 com postagens no blog sobre  assuntos relacionados ao conteúdo de geometria. O projeto está ainda em desenvolvimento  e tem previsão para terminar  dia 30 de junho. Gostaria de deixar registrado meus agradecimentos as minhas alunas, Anny Carolini, Bruna Emanuely, Celina ,Emanuele, Isabhor, Janaine, Jeniffer, Jessica Cristina, Jessica Fabiane, Joselia, Jucéli, Kamila, Karina, Kayhleen, Letícia Aparecida, Letícia N.,Marcela, Mariana, Monique, Morgana, Natalia, Natally, Scharon Paola, Silvana, Thayara Aparecida, Tuany Cristina ,Vanessa Aparecida, Viviane pela participação aqui no blog, proporcionando um caminho para dinamizar ações e resultados.

Parabéns !!!!

Lembrem-se : A Matemática é como um perfume, não basta sentir a essência e sim experimentá-la.