O livro História da embalagem no Brasil editado pela ABRE relata que
as primeiras embalagens utilizadas no país eram os cestos os samburás e
os balaios criados pelos índios e usadas para o transporte de seus
produtos. Com a chegada dos portugueses, barris, e caixotes passaram a
fazer parte da vida brasileira. A primeira fabricação de vidro ocorreu
em 1637 com a invasão holandesa no Recife onde quatro mestres vidreiros
trazidos pelo príncipe Maurício de Nassau montaram uma oficina.
Só com a chegada de D. João IV em 1808 e a abertura dos portos, o
processo de produção de embalagens teve início no Brasil uma vez que
antes deste período era proibido pela coroa de Potugal a fabricação de
produtos na colônia. Em 1810 foi fundada em Salvador uma fábrica de
garrafas e garrafões mas a produção de embalagens em grande escala só
veio a ocorrer com a exportação dos produtos agrícolas como açúcar, mate
e café que utilizaram respectivamente caixas de madeira, barricas e
sacos de juta.No final do século XIX surgiram as latas para embalar a
carne e a banha produzida pelos frigoríficos, os vidros para
medicamentos e perfumes, o papel para os cigarros e embrulhos e o
papelão para todo tipo de caixas e cartuchos. Hoje a indústria
brasileira de embalagem está entre as mais desenvolvidas do mundo e
somos um país exportador de embalagens vazias para os cinco continentes.
Com a abertura do mercado nacional para os produtos importados, feita pelo Governo Collor percebeu-se que o desenho das embalagens de outros países eram mais
atrativas e, por conseqüência, vendiam mais. Atualmente, dos cerca de 40
mil produtos expostos nas prateleiras dos supermercados brasileiros,
estima-se que apenas 10% possuam propaganda massiva na mídia. Desta
forma o design de embalagem passa a ser um "vendedor silencioso".
Percebeu-se a importância no mercado nacional do emprego do design de
embalagem não só no ponto-de-venda, mas toda uma preocupação desde a
criação ou lançamento de um novo produto, por mais simples que este
seja. Ao projetar produtos, deve-se levar em consideração:
funcionalidade, facilidade de manuseio, reaproveitamento de materiais de
acordo com sua toxicidade, escassez, renovabilidade e reciclabilidade.
Hoje, no Brasil, existem empresas especializadas só em embalagens.
Empresas brasileiras ganham e promovem prêmios internamente e no
exterior para promover a produção de embalagens. O que demostra o grande
valor agregado ao produto.
A garrafa de Coca-cola, um clássico do design pela sensualidade da forma, projetada por Earl R. Dean
Parabéns ao grupo!!
ResponderExcluirObrigada Profe! Que bom que gostou! :)
ExcluirKamila Machado