domingo, 24 de novembro de 2013
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
terça-feira, 15 de outubro de 2013
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
Oficina: A bandeira do Brasil numa perspectiva geometrica, social e artística
" A bandeira do Brasil numa perspectiva geométrica , social e artística"
Prof. Ms. Eliana Guimarães Szumski
Oficina :dia 13 de setembro (manhã ou tarde)
Material:
Compasso, transferidor, régua (30cm), papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, papel milimetrado, papel cartão tesoura e cola!
Faça sua inscrição pelo site:
1 Congresso de Educação em Ponta Grossa
terça-feira, 9 de julho de 2013
sábado, 6 de julho de 2013
Confeccionando Embalagens
Confeccionando embalagens "bonitas aos olhos do consumidor sob o ângulo da Geometria"
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Alunas do 4ºano A |
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Embalagem para presentes. |
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Caixinha para presentes. |
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Porta treco. |
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Vasinho de flor. |
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Porta lápis. |
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Pacote para presente. |
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Porta treco com divisória. |
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Porta Doce criativo. |
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Cofrinho. |
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Embalagem para presente. |
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Mariana e sua embalagem. |
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Porta treco. |
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Porta treco com divisória. |
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Embalagem de Garrafa Pet. |
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Jucéli e Monique e embalagem. |
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Carteira de mão, de caixa de leite. |
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Porta celular e seu carregador. Com embalagem de shampoo. |
Trabalho realizado pelas alunas do 4ª Ano do Curso de Formação de Docente -
Instituto de Educação
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Sugestão para a Educação Infantil
Visite o site do Cantinho da Educação Infantil
Neste blog você encontrará atividades para Educação Infantil: coordenação motora, datas comemorativas, atividades com números, cores, corpo humano...atividades de ensino fundamental, atividades pedagógicas diversas, mensagens e frases legais, orientações para pais, projetos escolares, projetos pedagógicos, planos de aula, atividades de alfabetização, moldes e sugestões para artesanato e reciclagem, desenhos para colorir
domingo, 9 de junho de 2013
Geometria dinâmica-software Poly
Poly 1.12
Clique em Windows
domingo, 2 de junho de 2013
A geometria na formação docente: contextualizando e construindo saberes
Como
dinamizar ações e resultados nas aulas de Matemática?
A
tecnologia a cada dia traz novidades e
artefatos que facilitam as vidas das pessoas. Na escola não é diferente, nossos
alunos estão mais "conectados", com o uso de celulares, tabletes, notebook,
rede sociais, etc. Diante deste cenário, como aliar tecnologia e aprendizagem
em sala de aula?
Um
caminho para dinamizar ações e
resultados por meio da tecnologia promovendo
um novo olhar metodológico no ambiente escolar é a utilização
do blog. Assim, este blog "Eliana e a matemática
do dia" tem como função principal a produção de conhecimento. Para
planificar este novo olhar metodológico criou-se um espaço colaborativo por
meio do blog, com as alunas do 4ª ano do Curso de Formação Docente do Colégio
Estadual Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, Ponta Grossa- Pr., com
o Projeto de intervenção Pedagógica A
geometria na formação docente: contextualizando e construindo saberes, como
cumprimento das atividades previstas no Plano Integral de Formação Continuada
-2012 do Programa Educacional - PDE. O blog
é uma das ações da implementação do
projeto iniciado no primeiro semestre de 2013. Este
espaço colaborativo pela participação
das alunas iniciou em 21 de março de 2013 e terminou no dia 25 de maio de 2013 com postagens
no blog sobre assuntos relacionados ao conteúdo de
geometria. O projeto está ainda em desenvolvimento e tem previsão para terminar dia 30 de junho. Gostaria de deixar registrado
meus agradecimentos as minhas alunas, Anny Carolini, Bruna Emanuely, Celina
,Emanuele, Isabhor, Janaine, Jeniffer, Jessica Cristina, Jessica Fabiane, Joselia,
Jucéli, Kamila, Karina, Kayhleen, Letícia Aparecida, Letícia N.,Marcela,
Mariana, Monique, Morgana, Natalia, Natally, Scharon Paola, Silvana, Thayara
Aparecida, Tuany Cristina ,Vanessa Aparecida, Viviane pela participação aqui no blog, proporcionando um caminho para dinamizar ações
e resultados.
Parabéns
!!!!
Lembrem-se : A Matemática
é como um perfume, não basta sentir a essência e sim experimentá-la.
sábado, 25 de maio de 2013
Desafio Semanal:
Retirado da prova: Vestibular 2012 UEPG
Um triângulo retângulo ABC é reto em
A. Se tgB ˆ= 2,4, assinale o que for correto.
01) Se o maior cateto mede 12 cm, o perímetro desse
triângulo é 30 cm.01) Se o maior cateto mede 12 cm, o perímetro desse
02) O seno do maior ângulo agudo é
maior que 0,8.
04) O cosseno do maior ângulo agudo é
menor que 0,5.
08) A cossecante do menor ângulo
agudo vale 2,6.
16) Se o menor cateto mede 10 cm, a
área do
triângulo é igual a 120 cm2.
Grupo: Janaine Zamilian, Jessica Carneiro,
Marcela Freitas, Mariana Marzola.triângulo é igual a 120 cm2.
Olhando
ao nosso redor observamos inúmeras formas geométricas regulares e irregulares.
Desde os princípios básicos da Geometria Euclidiana (ponto, reta, plano,...),
até os dias atuais podemos notar as grandes transformações ocorridas na
Geometria dos objetos, das casas, das artes, arquiteturas novas e arrojadas
surgem desafiando todas as formas da Geometria clássica. O ensino da
Geometria é fundamental nos quatro primeiros anos de escolaridade na medida em
que está naturalmente integrada no desenvolvimento da criança, favorecendo a
relação entre a matemática e o mundo real.
Segundo vários estudos, as primeiras experiências que as crianças
vivem são de natureza geométrica, por exemplo, quando se deslocam de um ponto
para outro ou quando verificam que um dado objeto está mais próximo de si e
outro mais distante.
A Geometria permite o desenvolvimento da orientação espacial - o qual é
imprescindível para escrever, seguir uma determinada direção, localizar objetos
e localizar-se a si próprio e aos outros, entre outros. Assim, pode-se dizer
que a Geometria está presente na vida das crianças a partir do momento em que
estas começam a ver, sentir e movimentar-se no espaço que ocupam.Grupo: Janaine Zamilian, Jessica Carneiro, Marcela Freitas, Mariana Marzola.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Problema sobre geometria plana-ENEM 2002
Na
construção civil, é
muito comum a utilização de ladrilhos ou azulejos com a forma de polígonos para
o revestimento de pisos ou
paredes. Entretanto, não são
todas as combinações de polígonos que se prestam a pavimentar uma superfície
plana, sem que haja
falhas ou superposições de
ladrilhos, como ilustram as figuras:
A tabela traz uma relação de alguns
polígonos regulares, com as respectivas medidas de seus ângulos interno:
Se um arquiteto deseja utilizar uma combinação de dois tipos
diferentes de ladrilhos entre os polígonos da tabela, sendo um
deles octogonal,
o outro tipo escolhido deverá ter a forma de um:
(A) triângulo (B) quadrado
(C)
pentágono.
(D) hexágono (E) eneágono
terça-feira, 21 de maio de 2013
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