segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Oficina: A bandeira do Brasil numa perspectiva geometrica, social e artística


" A bandeira do Brasil numa perspectiva geométrica , social e artística"
Prof. Ms. Eliana Guimarães Szumski

Oficina :dia 13 de setembro (manhã ou tarde)
Material:
Compasso, transferidor, régua (30cm), papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, papel milimetrado, papel cartão tesoura e cola!
Faça sua inscrição pelo site:
1 Congresso de Educação em Ponta Grossa


sábado, 6 de julho de 2013

Confeccionando Embalagens


Confeccionando embalagens  "bonitas aos olhos do consumidor sob o ângulo da Geometria" 





Alunas do 4ºano A

Embalagem para presentes.


Caixinha para presentes.

Porta treco.

Vasinho de flor.

Porta lápis.

Pacote para presente.

Porta treco com divisória.

Porta Doce criativo.

Cofrinho.

Embalagem para presente.

Mariana e sua embalagem.

Porta treco.

Porta treco com divisória.

Embalagem de Garrafa Pet.

Jucéli e Monique e embalagem.

Carteira de mão, de caixa de leite.

Porta celular e seu carregador. Com embalagem de shampoo.
Trabalho realizado pelas alunas do 4ª Ano do Curso de Formação de Docente -
Instituto de Educação


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sugestão para a Educação Infantil

Visite o site do Cantinho da Educação Infantil

 
 
         Neste blog você encontrará atividades para Educação Infantil: coordenação motora, datas comemorativas, atividades com números, cores, corpo humano...atividades de ensino fundamental, atividades pedagógicas diversas, mensagens e frases legais, orientações para pais, projetos escolares, projetos pedagógicos, planos de aula, atividades de alfabetização, moldes e sugestões para artesanato e reciclagem, desenhos para colorir
 
moldes





domingo, 9 de junho de 2013

Geometria dinâmica-software Poly

Poly 1.12

Este software  apresenta uma geometria dinâmica ,  faz planificações de sólidos geométricos e animações.  Acesse o link http://www.peda.com/download

Clique em  Windows


domingo, 2 de junho de 2013

A geometria na formação docente: contextualizando e construindo saberes


Como dinamizar ações e resultados nas aulas de Matemática?

           A tecnologia  a cada dia traz novidades e artefatos que facilitam as vidas das pessoas. Na escola não é diferente, nossos alunos estão mais "conectados", com o uso de  celulares, tabletes, notebook, rede sociais, etc. Diante deste cenário, como aliar tecnologia e aprendizagem em sala de aula?  
           Um caminho para dinamizar ações e resultados por meio da tecnologia  promovendo um novo olhar metodológico no ambiente escolar é a utilização do blog. Assim, este blog "Eliana e a matemática do dia" tem como função principal a produção de conhecimento. Para planificar este novo olhar metodológico criou-se um espaço colaborativo por meio do blog, com as alunas  do 4ª ano do Curso de Formação Docente do Colégio Estadual Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, Ponta Grossa- Pr., com o Projeto de intervenção Pedagógica A geometria na formação docente: contextualizando e construindo saberes, como cumprimento das atividades previstas no Plano Integral de Formação Continuada -2012 do Programa Educacional - PDE. O blog  é uma das ações da implementação do projeto  iniciado no primeiro semestre de 2013. Este espaço colaborativo  pela participação das alunas iniciou em 21 de março de 2013  e terminou no dia 25 de maio de 2013 com postagens no blog sobre  assuntos relacionados ao conteúdo de geometria. O projeto está ainda em desenvolvimento  e tem previsão para terminar  dia 30 de junho. Gostaria de deixar registrado meus agradecimentos as minhas alunas, Anny Carolini, Bruna Emanuely, Celina ,Emanuele, Isabhor, Janaine, Jeniffer, Jessica Cristina, Jessica Fabiane, Joselia, Jucéli, Kamila, Karina, Kayhleen, Letícia Aparecida, Letícia N.,Marcela, Mariana, Monique, Morgana, Natalia, Natally, Scharon Paola, Silvana, Thayara Aparecida, Tuany Cristina ,Vanessa Aparecida, Viviane pela participação aqui no blog, proporcionando um caminho para dinamizar ações e resultados.

Parabéns !!!!

Lembrem-se : A Matemática é como um perfume, não basta sentir a essência e sim experimentá-la.

 

 

sábado, 25 de maio de 2013

Desafio Semanal:

Retirado da prova: Vestibular 2012 UEPG

 
Um triângulo retângulo ABC é reto em A. Se tgB ˆ= 2,4, assinale o que for correto.

01) Se o maior cateto mede 12 cm, o perímetro desse
triângulo é 30 cm.
02) O seno do maior ângulo agudo é maior que 0,8.
04) O cosseno do maior ângulo agudo é menor que 0,5.
08) A cossecante do menor ângulo agudo vale 2,6.
16) Se o menor cateto mede 10 cm, a área do
triângulo é igual a 120 cm2.
 
Grupo: Janaine Zamilian, Jessica Carneiro, Marcela Freitas, Mariana Marzola.
 4° Formação de Docentes A.







     Olhando ao nosso redor observamos inúmeras formas geométricas regulares e irregulares. Desde os princípios básicos da Geometria Euclidiana (ponto, reta, plano,...), até os dias atuais podemos notar as grandes transformações ocorridas na Geometria dos objetos, das casas, das artes, arquiteturas novas e arrojadas surgem desafiando todas as formas da Geometria clássica.  O ensino da Geometria é fundamental nos quatro primeiros anos de escolaridade na medida em que está naturalmente integrada no desenvolvimento da criança, favorecendo a relação entre a matemática e o mundo real.
    Segundo vários estudos, as primeiras experiências que as crianças vivem são de natureza geométrica, por exemplo, quando se deslocam de um ponto para outro ou quando verificam que um dado objeto está mais próximo de si e outro mais distante.
     A Geometria permite o desenvolvimento da orientação espacial - o qual é imprescindível para escrever, seguir uma determinada direção, localizar objetos e localizar-se a si próprio e aos outros, entre outros. Assim, pode-se dizer que a Geometria está presente na vida das crianças a partir do momento em que estas começam a ver, sentir e movimentar-se no espaço que ocupam.

Grupo: Janaine Zamilian, Jessica Carneiro, Marcela Freitas, Mariana Marzola.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Problema sobre geometria plana-ENEM 2002

 
Na construção civil, é muito comum a utilização de ladrilhos ou azulejos com a forma de polígonos para o revestimento de pisos ou paredes. Entretanto, não são todas as combinações de polígonos que se prestam a pavimentar uma superfície plana, sem que haja falhas ou superposições de ladrilhos, como ilustram as figuras:
                                                                                   


 
 
 
A tabela traz uma relação de alguns polígonos regulares, com as respectivas medidas de seus ângulos interno:
 
 
 
 
 
Se um arquiteto deseja utilizar uma combinação de dois tipos diferentes de ladrilhos entre os polígonos da tabela, sendo um deles octogonal, o outro tipo escolhido deverá ter a forma de um:
 
(A) triângulo    (B) quadrado (C) pentágono.
 (D) hexágono  (E) eneágono


 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Geometria Contextualizada

 

Projeto PDE

     Profª. Eliana Guimarães Szumski
    4ª.Ano A -Formação Docente



                 A história das embalagens, mudanças nas embalagens, evolução das embalagens.